Localizado atrás da pupila, o cristalino é uma das lentes naturais do olho. A luz tem que passar através do cristalino e chegar até a retina para que as imagens se formem e sejam transmitidas para o cérebro e, dessa forma, possamos enxergar.
A catarata é geralmente causada pelo envelhecimento, quando o cristalino se torna opaco e impede a passagem de luz corretamente para a retina.
A progressão da doença pode levar a perda da visão. Ainda nos dias atuais, é a principal causa de cegueira no mundo.
Contudo, a cegueira causada pela doença pode ser revertida com cirurgia. Atualmente, a técnica mais utilizada para seu tratamento é a facectomia com facoemulsificação seguida do implante de uma lente intra-ocular, que vai substituir o cristalino opacificado.
Hoje em dia, diferente do que acontecia antigamente, não é mais indicado esperar a Catarata “amadurecer”, porque com o uso da facoemulsificação na verdade, quanto antes a cirurgia for feita, mais fácil é. Somente seu Oftalmologista pode examinar sua Catarata e medir sua qualidade e capacidade de visão para julgar qual o momento correto de indicar a cirurgia de Catarata.
Como é preciso substituir a Catarata por uma lente artificial (que vai ficar pra sempre dentro do olho), é possível no momento da cirurgia escolher o tipo de lente que será usado. Existem desde as mais básicas até as mais tecnológicas, com diferenças de preço entre elas. Na Excelens só utilizamos lentes de qualidade comprovada, mesmo as mais “simples”. Converse bem com seu Oftalmologista antes da cirurgia pra entender as diferenças entre as lentes e o que elas podem lhe oferecer, porque esta é uma escolha que vai durar pra vida toda!