O glaucoma é uma doença perigosa porque muitas vezes a pessoa não percebe que está doente, sendo uma das maiores causas de cegueira evitável em todo o mundo.
Ocorre perda progressiva do campo de visão, ocasionada principalmente pelo aumento da variação da pressão dos olhos.
É fundamental passar em consulta com o Oftalmologista para medir a pressão dos olhos e se houver o diagnóstico de Glaucoma, usar os colírios prescritos todos os dias. O Glaucoma em geral não tem cura, somente controle.
A correção cirúrgica poderá ser feita com Laser de Argônio ou com cirurgia aberta, cabendo a decisão ao médico, dependendo do caso.
A cirurgia tem como objetivo a drenagem e a diminuição da pressão intra-ocular, evitando dessa forma lesões graves ao nervo óptico.
O procedimento é indicado para pacientes nos quais o tratamento clínico com colírios não é o suficiente para controlar o aumento da pressão intra-ocular e reter a evolução da doença.
Existe uma nova abordagem ao tratamento do Glaucoma que está chegando agora ao Brasil, as cirurgias com micro implantes para Glaucoma (MIGS). Neste raciocínio novo em relação à doença o paciente é submetido a uma cirurgia para colocação dos micro implantes já nos estágios iniciais da doença, para evitar o uso diário dos colírios e garantir um controle de pressão melhor a longo prazo. A equipe Excelens está se capacitando para o uso desta nova tecnologia, assim como vários Oftalmologistas da nossa região.